saperepsicologia.blogspot.com

PSICOLOGIA,CURSOS,EVENTOS,CONCURSOS

São Paulo de 22 a 24 julho 2011:Curso de Psicologia Aplicada à Cirurgia Bariátrica

Instituto Garrido- METABÓLICA SÃO PAULO 2011

TREINAMENTO E EXCELÊNCIA EM CIRURGIA BARIÁTRICA
A cirurgia de obesidade mórbida (bariátrica) é realizada há mais de trinta anos no Brasil. Em 2005 o Conselho Federal de Medicina publicou uma nova Resolução (1.766/05) recomendando normas seguras para o tratamento cirúrgico da obesidade mórbida. No que se refere à equipe, o CFM considera que, além do cirurgião com formação específica, esta deve ser composta por psicólogo e/ou psiquiatra, assim como clínico, nutricionista e/ou nutrólogo e fisioterapeuta.

Três dos grupos de especialistas mais experientes em cirurgia bariátrica e metabólica (Instituto Garrido, Clínica Baros e Gastro Obeso Center) associaram-se para oferecer um curso de nível internacional, de enfoque profissional. Juntos reunimos mais de vinte mil procedimentos bariátricos realizados. Temos também a tradição de dedicação à formação e ao aprimoramento de cirurgiões, médicos e profissionais da saúde nesta área específica.

O curso enfoca o desafio de se trabalhar em equipe multidisciplinar. Nosso curso se inicia com aulas expositivas gerais. Após uma introdução, cirurgiões, instrumentadores, clínicos, psicólogos, psiquiatras, nutrólogos e nutricionistas dividem-se em módulos e se aprofundam em seus setores particulares de atuação. Haverá também transmissão ao vivo de procedimentos bariátricos variados diretamente para o auditório.

PSICOLOGIA
Sobretudo no que se refere às questões psicológicas pode-se dizer que existe muita demanda para discussão, cujos resultados poderiam legitimar métodos já utilizados ou até mesmo fornecer subsídios para o desenvolvimento de novas condutas de suporte ao paciente, tanto no sentido de prepará-lo e avaliá-lo para a cirurgia como no de acompanhá-lo durante todo o processo.

Este é o objetivo do nosso curso: alimentar uma discussão sobre os aspectos psicológicos envolvidos no tratamento cirúrgico da obesidade com acesso livre para o diálogo e para a troca de experiências.

Os temas centrais abordados no curso são:
• Sexta-feira dia 22, das 13hs às 19h30 (para todos os profissionais) – 1. Bases da cirurgia bariátrica e metabólica; 2. Seleção, preparo pré operatório e acompanhamento pós operatório; 3. Procedimentos regulamentados e seus resultados; 4. Transmissão de cirurgia por robótica, ao vivo.
• Sábado dia 23, das 9h às 17h (apenas para psicólogos) – 1. Avaliação e preparo psicológico, 2. Parecer psicológico, normas do CFP e CFM; 3.Trabalho com grupos no pré e pós operatório; 4. O processo de emagrecimento; 5. O ganho de peso, o transtorno alimentar e o tratamento psicológico (psicanálise e análise sistêmica).
• Domingo dia 24, das 10h30 às 13h (para clínicos e nutricionistas – os psicólogos também estão convidados) – 1. Aspectos clínicos e nutricionais da cirurgia bariátrica; 2. Debates.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA COMPLETA
no site www.institutogarrido.com.br (item curso).

INSCRIÇÃO: Valor: R$ 400,00 (até 08 de julho)
R$ 450,00 (após 08 de julho)
Site www.institutogarrido.com.br
(item curso item ficha de inscrição e-mail:
curso@institutogarrido.com.br); ou
falar com Fátima no telefone 3286-2529.

LOCAL: HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ (Auditório do 14º andar)
Rua João Julião, 331 - Paraíso – São Paulo – SP – Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário