saperepsicologia.blogspot.com

PSICOLOGIA,CURSOS,EVENTOS,CONCURSOS

Araçatuba 07 de junho: Fórum do Comitê da Alta Noroeste Paulista para Cultura de Paz

Tema: Direitos para a convivência humana – ações e realizações hoje.

Coordenação: Sérgio Rapozo Calixto: Pedagogo Social, Defensor dos Direitos da Infância e membro do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Araçatuba.

Data: 07 junho 2011 (terça-feira)
Horário: 19 horas.
IMPORTANTE: APRESENTAR DOCUMENTO DE IDENTIDADE (RG) NA PORTARIA
ENTRADA FRANCA
Local: Sede da Folha da Região
Rua Joaquim Fernandes – 445
Araçatuba - SP
Informações: Interação - 3622.7053
e.mail: espacointeracao@uol.com.br

Realização: Comitê da Alta Noroeste Paulista para a Década da Cultura de Paz
www.comitepaz.org.br

DIREITOS PARA A CONVIVÊNCIA HUMANA - AÇÕES E REALIZAÇÕES HOJE
No século XXI a tecnologia está alcançando lugares nunca antes imaginados e em nome da produtividade nosso meio ambiente tem sofrido inúmeras transformações. O crescimento populacional deixou famílias inteiras no campo para atualmente concentrar novos arranjos familiares em grandes e pequenos centros urbanos. Como uma reação e motivados pelo consumo excessivo de bens, as pessoas se esqueceram de cuidados essenciais que devem ter para a conservação da própria espécie. O “TER” rapidamente ocupou o lugar do “SER” e silenciosamente, porém com muita força, a violência percorre livremente casa-a-casa “Eliminando” psicologicamente, socialmente e fisicamente indivíduos ou grupos inteiros desta mesma sociedade. A partir de um novo olhar, cresce a necessidade de rediscussão de novas regras de interação entre as pessoas para que de fato possam aprender a CONVIVER juntas. Respeitar, Cuidar e Preservar os membros de qualquer espécie nunca foi tão necessário e importante nos dias atuais para de fato mudarmos os rumos e modelos de convivência entre as populações. Para isso será necessário a atuação incessante de membros ou grupos que ajudem a conscientizar ou ensinar os demais (principalmente as crianças) de que é possível estarmos todos juntos nesta mesma casa comum que denominamos de Terra. Essa espécie chamada também de Humana necessita urgentemente de cuidados especiais, mas para que possa tentar esses novos caminhos precisará antes, garantir direitos fundamentais para poder continuar simplesmente existindo. Entre os diversos direitos necessários aos humanos está um dos mais importantes, que é o direito à vida e defender esse direito é uma responsabilidade de todos nós, Seres Humanos.
Discutir esses e também outros pontos em como acontece no dia-dia a potencializa-AÇÃO de pessoas, entidades ou organismos que de uma forma ou de outra defendem novos modelos de convivência humana é o que se propõe este Fórum em mais uma década de Cultura de Paz.



Sérgio Rapozo Calixto – Pedagogo Social, Defensor dos Direitos da Infância e membro do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Araçatuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário