A inclusão dos quadrinhos na sala de aula já ocorreu. A participação das HQs no ensino educacional é um fato consumado. O curso mostratá o histórico dos quadrinhos e ensinará como compreender melhor esta linguagem, mostratá como utilizar esta poderosa ferramenta em sala de aula e no trabalho psicoterápico.
OBJETIVO:
Ensinar sobre os recursos dos quadrinhos, seus simbolismos e sua história, alémde mostrar como as HQs podem ser trabalhadas na alfabetização e na compreensão do mundo através de imagens e textos verbais e não´verbais.
Mostrar como esta arte pode ser utilizada no desenvolvimento de um leitor proficiente de textos.
Representar o mundo interno através da arte.
PÚBLICO ALVO:
Psicólogos, professores, psicopedagogos, pedagoos, profissionais e estudantes de todas as áreas que lidam com crianças.
COORDENAÇÃO: Fernando Ferreira Furado
- Formação em cinema na FAAP.
- 2 anos de estudo emquadrinhos na Fábrica de quadrinhos (*atual Quanta Academia de
Artes).
- Assistente Editorial na editora especializada em quadrinhos Brainstore.
- Curso sobre a história dos quadrinhos com Sonia Bibe Lyuten, pesquisadora e autora
de diversos livros sobre quadrihos.
- Curso sobre roteiro de quadrinhos com Lourenço Mutarelli, entre outros.
MARÇO DIA 13 Tema: Introdução ao universo das HQs.
Um breve histórico sobre as HQs, do seu surgimento a sua disseminação no mundo.
ABRIL DIA 10 Tema: A leitura dos quadrinhos.
Ler quadrinhos, envolve ler aspectos verbais e não-verbais. Falaremos de gêneros, oralidade nas HQs, os diferentes tipos de balões, as onomatopéias, cena narrativa, os personagens. Conhecer os elementos que tornam as HQs, uma arte única e dinâmica.
MAIO DIA 08 Tema: Os quadrinhos na escola.
Gêneros: Biografias em quadrinhos e Literatura em quadrinhos.
Como as atuais políticas finalmente aceitaram e levaram os quadrinhos na sala de aula. Os diferentes gêneros de quadrinhos adotados.
JUNHO DIA 12 Tema: Quadrinhos de aventura, HQs de humor e gibis infantis.
Dando continuidade as políticas, trabalharemos com mais três gêneros.
JULHO DIA 03 Tema: Mangá
Uma introdução ao quadrinho japonês, apresentação de elementos diferentes em relação aos quadrinhos ocidentais.
AGOSTO DIA 14 Tema: Fanzine
Nosso enfoque será sobre o histórico e fomento dessa produção feita por fãs, criada na década de 70, as fãs magazines, os fanzines, são até hoje porta de entrada e meio de dissemiação de novos autores em nosso país, que é o fanzine e como podemos realizá-los em sala de aula e na clínica.
BIBLIOGRAFIA:
Eco, Humberto - Apocalípticos e integrados - Trad. Pérola Carvalho, 5. - Ed. São Paulo: Perspetiva, 1993 (Coleção ebates, v.9).
Eisner, Will - Quadrinhos e Arte Seqüencial - Trad. Luís Carlos Borges, São Paulo: Martins Fontes, 1999.
__________ Narrativas gráficas e Will Eisner - Trad Leandro Luigi Del Manto, São Paulo: Devir, 2005.
Ramos, Paulo - A leitura dos quadrinhos, São Paulo: Contexto, 20089.
Vergueiro, Waldomiro (orgs.) - Como usar histórias em quadrinhos em sala de aula, São Paulo: Contexto, 2006.
HORÁRIO: Das 9:00h às 12:00h.
VALOR MENSAL: R$ 40,00 sócios do NEPA
R$ 50,00 não sócios
INSCRIÇÕES: Taxa de R$ 10,00
INFORMAÇÕES: Será fornecida apostila com as informações de cada aula, baseada na biografia acima sugerida.
LOCAL: NEPA - Rua Euclides da Cunha, 693
CEP 16015-495 - Araçatuba-SP
Fone / Fax (18) 3625-3881
e-mail: nepa@nepa.com.br
site: www.nepa.com.brINFORMAÇÕES: - Serã fornecido certificado aos alunos com frequência mínima de 75%
LOCAL: NEPA - Rua Euclides da Cunha, 693
CEP 16015-495 - Araçatuba-SP
Fone / Fax: (18) 3625-3881
Site: www.nepa.com.br
e-mail: nepa@nepa.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário